É aquela época do ano outra vez: escritores profissionais e amadores do mundo inteiro já começam a se preparar para destruir seus corpos, almas, e principalmente, pulsos em um desafio internacional que testa seus limites ao ponto da loucura, ou seja, está chegando o NaNoWriMo. Para quem ainda não sabe, o National Novel Writing Month é um desafio internacional (apesar do nome) que acontece todo novembro que consiste basicamente em escrever um livro de 50 mil palavras em 30 dias. Existem também duas edições de férias, em abril e julho, chamadas Camp NaNoWriMo onde você decide seu projeto literário e a meta de palavras. Apesar de receber críticas de pessoas que dizem que "não é possível escrever um bom livro em um mês", o NaNoWriMo não é sobre escrever o livro perfeito em 30 dias, é sobre escrever um primeiro rascunho nesse período e para alguns escritores (como eu) ser forçada a escrever com disciplina por 30 dias e saber que milhares de outras pessoas estão fazendo a mesma coisa ajuda e muito.

Precisei adicionar esse gif, porque esse post precisava de um gif para representar.
Eu participei e venci a edição de 2013, quando escrevi o primeiro rascunho do segundo livro de Sociedade Inglesa de Oposição. Em 2014, eu participei do Camp NaNo de julho com o fim da primeira fase de As Crônicas de Kat (e perdi), mas eu não pude participar do NaNoWrimo em si, graças aos vestibulares. Em 2015, eu resolvi que não podia perder de jeito nenhum e já venho me preparando há alguns meses (o que é ótimo, porque 2013 eu descobri sobre o NaNoWriMo no dia 31 de outubro e decidi participar no dia seguinte, sem preparação nenhuma). A diferença maior é que eu prometi não mais escrever livros de saga durante o NaNoWriMo (porque livros de saga são muito mais complicados de escrever que livros únicos), então agora meus novembros serão reservados para escrever os livros únicos para os quais eu tenho ideias repentinas. Eu pensei nisso como uma forma de me impedir de abandonar um projeto por outro cuja ideia acabou de surgir - com novembro reservado para ideias novas, eu tenho todos os outros 11 meses para trabalhar nos projetos já começados.
O livro deste ano, por exemplo, é um experimento extra porque será meu primeiro drama (o que não significa muito, já que eu só escrevi 2 livros e não terminei a edição de nenhum dos dois até hoje) com nadinha de fantasia. Eu tive a ideia há um pouquinho mais de um ano e comecei a pensar mais nela e a ter dificuldades de fazer a narradora calar a boca em maio. No plot, eu tenho trabalhado desde o fim da Bienal, porque já tinha planejado fazer assim. O objetivo é realmente escrever o primeiro rascunho do livro inteiro em novembro para não começar dezembro com o texto incompleto. Apesar de esperar escrever um livo bom o suficiente para ser publicado um dia, o livro que eu escreverei em novembro não vai "passar na frente" de Mais Uma Vez ou dos outros 2 livros da trilogia SIdO. MUV será meu primeiro livro publicado e a revisão e edição dele volta ao normal assim que o NaNoWriMo terminar. Mas sem mais delongas, vamos a nome, capa (provisória, é claro, eu só queria ter alguma coisa para colocar no site do NaNo) e informações sobre o livro - já que eu percebi que é impossível escrever uma sinopse de um livro que você ainda não começou a escrever.
A Linha de Rumo é sobre Leigh e Marlena que são primas nascidas no mesmo dia, o que acabou criando um laço entre as duas. Elas cresceram juntas, se tornaram melhores amigas do tipo que conhecem uma a outra de trás para a frente. A amizade delas se tornou tão importante que até mesmo depois que seus pais brigaram, dividindo a família em uma guerra fria, as duas foram a única causa de tréguas. O que muda toda a história desse ponto é quando Marlena sofre um acidente de carro e entra em coma, com ferimentos graves. Exames no hospital acabam mostrando que as duas foram trocadas na maternidade, deixando Leigh sem a melhor amiga e precisando redescobrir quem é, em meio a uma família que não se suporta há mais de uma década.
É uma ideia bem simples e até clichê, mas o processo de planejar um YA sem ter que estabelecer todo um universo de fantasia tem sido bem apaixonante para mim. O termo "linha de rumo" se refere ao caminho que um navio toma, sempre no mesmo ângulo. A ideia de dar esse nome ao livro surgiu depois que eu fui pesquisar o que exatamente significava o título de um dos meus CDs preferidos no momento o The Rhumb Line da Ra Ra Riot. Eu não só sinto que o álbum representa o clima da história, como acho que esse termo significa muita coisa dentro da história.
E já que eu dei ao livro o nome de um álbum, eu resolvi dar a todos os personagens nomes que foram homenageados em músicas. As duas personagens principais são representadas pelas músicas Hey, Leigh do Thieving Birds e Marlena que é uma música que Mandy Lee escreveu para a irmã (que se chama Marlena) (duh) antes de MisterWives existir (mas a esperança é que Marlena esteja no segundo álbum) (não que eles já tenha dado indicação disso, mas eu estou começando um movimento). Entre os outros artistas que tem outras músicas representadas nos personagens de ALdR estão All Time Low, Wild Child, The Beatles, Oasis, Panic! At The Disco, Green Day, The Vamps e Plain White T's e eu ainda estou aceitando sugestões porque a lista de personagens ainda não está completa e sempre tem aquele personagem que nem é um personagem direito, mas cujo nome surge. Então, se você conhece alguma música que tenha nome de gente de título fique a vontade para comentar aqui.
Para o blog, o NaNoWriMo significa uma leve diminuição no número de posts e na diversidade dos temas, principalmente porque eu estarei tendo aulas. Basicamente todos os posts do mês que vem serão Diários Artísticos do NaNoWriMo, assim como eu fiz com o Camp de julho de 2014 - basicamente posts sobre como a história está avançando. Vou tentar postar meus trechos preferidos e manter vocês mais atualizados possível sobre a minha contagem de palavras. Não posso prometer muito porque em novembro eu não vou ter tempo nem para pensar, mas antes do blog entrar no clima NaNoWriMo por definitivo ainda tem mais 2 posts: o especial de Halloween semana que vem e o sobre o começo do segundo semestre no começo de novembro, então apesar de eu já estar bem focada no livro, vocês ainda tem 2 semanas para não me aguentarem falando só sobre isso (porque quando eu começar eu não vou para de falar sobre isso). OU ENTÃO, vocês podem me entupir de perguntas sobre ALdR e eu ficarei mais do que satisfeita em responder todas.
É isso, tejem avisados do que está por vir,
G.

P.S.: A nova atualização do iOS veio com um emoji de uma mão escrevendo - e eu realmente acho importante que todo mundo saiba disso. É um pequeno passo para um software, mas um grande salto para todos os escritores.