1826 dias atrás eu nem tinha um computador próprio ainda. Eu tinha me mudado para o Rio de Janeiro havia menos de um mês e ainda morava na casa de uma tia. Foi o computador dela que eu usei após o primeiro dia de aula do 9º ano/8ª série, para postar uma lista aleatória de frases que eu tinha juntado pelo fim de semana inteiro em um blog ao qual eu tinha dado o nome de PuccaSecrets. Foi o mesmo computador que eu usei para atualizar o mesmo blog pelos 7 meses seguintes (eu só vim ter internet em casa em setembro). Depois desse começo incomum é surpreendente que o blog tenha durado 5 anos, sem nenhum momento de desânimo. Mas talvez esse começo tenha justamente ajudado o blog a existir até hoje: Pela primeira vez, depois de algumas tentativas muito mal sucedidas de escrever um blog (começando em 2008) eu estava realmente disposta a me dedicar 100% a minha nova criação.
Conforme eu começo a escrever isso, eu nem sei onde eu vou levar esse post, mas a previsão do tempo informa de que existe 90% de probabilidade de que uma nuvem de sentimentalismo barato esteja vindo em nossa direção. Foi graças a esse blog (e ao incentivo dos leitores) que eu decidi que queria viver do que escrevo. Foi aqui que eu postei meu primeiro conto, aqui que eu dividi meus planos mais loucos, aqui que eu criei leitores cativos com histórias longas. Eu digo isso todo ano, mas poderia dizer mais mil vezes: Sem esse blog eu não seria nada do que sou hoje em dia. Por isso que o Quebrei a máquina de escrever é de longe minha maior realização e a criação pela qual eu estou mais orgulhosa. Comemorar 5 anos, desde aquele dia em 2011 em que eu me sentei para postar aqui pela primeira vez, aaaaaaaaaaaah...

Eu posso ou não ter passado o dia inteiro querendo bolo.
Nas últimas semanas, estávamos em campanha para conseguir 50 mil visualizações, então eu fiquei postando listas temáticas com 5 posts todos os dias. Como resultado, eu pude reler posts antigos e morrer de vergonha com vários. Uma das minhas coisas preferidas é a viagem no tempo que esses posts me proporcionam. Eu percebi que alguns eventos e fatos, que eu me lembrava de uma forma, aconteceram de outra. Lembrei de besteiras e de coisas muito inteligentes que eu nem lembrava que tinha feito. Na leitura de alguns posts, eu consigo me lembrar claramente do que estava fazendo quando escrevi, onde eu escrevi o primeiro rascunho, como a ideia surgiu. Outros eu nem lembrava da existência, mas ao encontrá-los perdidos no meio da lista, fui tomada por um sentimento de saudades cortante.
Eu cheguei a um ponto onde eu não quero mais deletar todas as coisas bobas que eu escrevi quando era mais nova (mesmo lembrando que tudo que está na internet ficará aqui PARA SEMPRE). Aqueles posts eram reflexo de quem eu era na época e eu não quero rechaçar isso. Se eu não tivesse passado por essas épocas eu não estaria onde estou agora. Além disso, eu me dei conta de que daqui a alguns anos estarei com vergonha do que estou escrevendo hoje, então qual o sentido?? Todos os 350 posts daqui são um reflexo claro de quem eu sou e de quem eu era em cada época e é bom me lembrar dessas pessoas, porque 5 anos não são 5 dias e eu mudei muito (graças a Deus, porque se eu ainda fosse como era com 13 anos vocês provavelmente estariam querendo me matar).
Mas além de coisas sobre mim, o blog também me fez perceber muito sobre meu relacionamento com pessoas. Eu aprendi que eu não devo escrever para ser reconhecida, mas que eu preciso valorizar muito as pessoas que me reconhecem pelo que eu escrevo. Tem gente que lê o blog desde o comecinho e continua lendo até hoje: como a Marcelha, a Amália e a Raquel e a Isabella. Tem gente que surgiu entre a 3ª ou a 4ª era e ficou: como a Livya, a Juliana e a Lídia. Também tem o pessoal que conheceu o blog nos últimos 2 anos ou mais e se manteve fiel, como a Annie, a Dany e a tatii! A galera que eu conheci por causa da escrita, mas não necessariamente por causa do blog como as meninas do SA: Gih, Laís, Isa, Helena, Dani e tatii outra vez. Ju Skwara também. E meus amigos de outros lugares que foram atraídos para o blog, como o pessoal da faculdade (Vic, Babi, Caren, Gio, etc etc etc) e a Gabs e a Jess! E mais todos os outros leitores: A galera que acompanha o blog quietinho. A galera que entra aqui de vez em quando, só quando vê os links, mas já fala comigo. A galera que, assim como eu sou com os blogs que eu leio, passa semanas sem entrar, mas aí chega e lê tudo de uma vez só. E até mesmo quem tá chegando agora, quem só leu um ou dois posts, mas planeja ficar. E quem nem planeja, na verdade. Cada pessoa que já entrou aqui, mesmo um clique acidental. Obrigada. Obrigada por serem uma parte indispensável desses 5 anos.
Nós não alcançamos as 50 mil visualizações, como eu já esperava que ia acontecer, BUT, estamos bem perto de 45 mil e acredito que chegaremos lá antes do fim do dia. Ainda significa muita coisa, cada uma das visualizações que conseguimos durante a campanha dos 50 mil, cada clique. Cada interação também: nós estamos passando pelo dia de hoje com 575 comentários e 300 curtidas na página do Facebook!!! Isso é muito. Mesmo. Eu não bombei na web e comecei a ganhar dinheiro com o blog, mas eu conheci pessoas maravilhosas e conheci mais de mim mesma do que poderia esperar em mil anos. E é isso que faz com que 5 anos valham tanto a pena.
G.