É CHEGADA AQUELA ÉPOCA DO ANO OUTRA VEZ! Meu aniversário é daqui a uma semana o que significa que há 2 meses e 3 semanas, eu tenho enchido o saco de todo mundo que eu conheço e tendo duas crises de identidade por dia. E como é tradição, claro que eu precisava encher o saco e ter uma crise de identidade na internet onde todo mundo pode ver né? Para quem é novo aqui e desconhece a tradição em questão: A "É só uma fase" é a coluna do blog sobre crescer, por assim dizer. Todos os anos, quando meu aniversário está chegando (graças ao fato de eu ter dado um piti sobre não querer fazer 14 anos em 2012) eu escrevo um post sobre o que eu espero da idade que estou prestes a completar. Meses depois, eu escrevo um post sobre como está sendo essa nova idade. (Aqui vão os posts dos anos anteriores: 14 anos [antes/depois], 15 anos [antes/ não teve post depois e eu até hoje não sei porque], 16 anos [antes/depois] e 17 anos [antes/depois]).
De qualquer forma, este não é um ano qualquer no É só uma fase: Eu completo 18 anos em uma semana, o que significa que em 8 dias, eu serei legalmente responsável por tudo que eu fizer. Eu estou pronta para isso? Não. O governo deveria permitir que esse desastre aconteça? Também não. Mas ninguém pode fazer nada a respeito, então eu vou simplesmente abraçar a loucura. É verdade que eu comecei a contagem para o meu aniversário de 18 anos em março do ano passado, mas querer ser maior de idade de uma vez não exclui o medo gigantesco de me tornar adulta. A razão principal para eu querer completar 18 anos é poder cumprir com as responsabilidades que eu já tenho há 2 anos, sem precisar levar um adulto a tiracolo. Eu acho que essa idade, esse número, significa mais para os outros do que para mim. E como eu ouvi muito que só poderia fazer certas coisas "depois dos 18" tenha certeza de que eu vou jogar esse número na cara de quem me disser "você não pode".

Basicamente.
É bem verdade que no último post do É só uma fase eu falei sobre já me sentir adulta e não ser considerada adulta, mas eu também disse que 2015 foi um ano louco e eu mudei bastante a forma como penso em um curto período de tempo. Eu me sinto velha desde que comecei a me lembrar de coisas que aconteceram "10 anos atrás", me sentir madura é uma coisa completamente diferente. E eu também consigo entender como me sentia na época em que escrevi o post: Não é que eu me sentisse adulta, eu não me sentia respeitada. Eu sou bem consciente de que não estou pronta para enfrentar várias coisas e tomar decisões sérias, mas eu fui forçada a assumir responsabilidades sérias depois que perdi minha mãe e ainda assim praticamente ouvi que eu não podia pensar por mim mesma porque ainda não tinha 18 anos. Era - e ainda é - enfurecedor ter pessoas que me conhecem desde bebê esquecendo de quem eu sou e me colocando em uma posição menor, só porque a Terra ainda não deu 18 voltas em torno do sol desde o dia em que eu nasci.
Do outro lado, a principal razão pela qual eu percebi que não me sinto pronta para a vida adulta são as outras pessoas da minha idade - que parecem muito mais seguras de si do que eu estou. Eu sinto que eu sempre pulo fases e entro em crises de idade mais cedo do que devia. Começou por eu ser adiantada na escola e continuou por alguma razão: Aos 10 anos (DEZ ANOS) eu já tinha amigas me pressionando a perder o BV (e hoje em dia eu sou tão feliz por não deixado a pressão me quebrar). Aos 13, eu já via colegas de turma com medo de estarem grávidas. Aos 17, eu descobri como é ser universitária e ter que fazer "coisas de adulto". Eu nem completei 18 anos ainda e um monte de amigas minhas está noiva! EU DISSE NOIVA! STOP THE MADNESS! Dizem que entrar em crise por causa disso é normal para quem está no meio dos 20 anos, mas a verdade é que eu não estou em crise porque tenho inveja das minhas amigas noivas e das ex-colegas de sala tendo bebês de propósito. Eu to em crise porque eu não consigo entender como pessoas que estão no mesmo período da vida que eu se sentem psicologicamente prontas para assumir um compromisso sério com outra pessoa ou para criar um ser humano, quando eu estou aqui tomando decisões bem estúpidas tipo ficar acordada até às 4 da manhã stalkeando instagrams de elencos de séries, sendo que eu tinha compromisso às 8 horas. Fala sério!!
Pois é!!!
Pra falar a verdade, eu ainda espero que a chave dos segredos do universo realmente me seja entregue no dia 18 de fevereiro às 19 horas (eu nasci às 20h, mas em 1998 o horário de verão era vigente na Bahia) (aprendi isso da forma mais difícil, ao descobri que não era do signo que cresci acreditando que era). É a única explicação lógica para como as pessoas agem. Um resumo básico de como eu me sinto sobre estar prestes a completar 18 anos é: Eu passei os primeiros 5 anos da minha adolescência querendo ser mais velha do que a idade que tinha, porque todo mundo à minha volta era mais velho que eu. Agora eu sou quase legalmente adulta e preciso urgentemente que um adulto mais adulto que eu me adote.
Para finalizar, nos dois últimos anos eu defini as idades que eu tive desde que o blog começou: Eu disse que 13 é uma idade fofinha, 14 é uma idade problemática, 15 é clichê, 16 é jovem adulto e os 17 a idade das últimas chances. Eu acredito que 18 é a idade da coragem. É a idade em que eu pretendo me jogar de cabeça em algumas coisas que me dão vontade de sair correndo e pedir colo. E se tudo vai dar certo ou não, depende apenas de mim. Essa é parte que dá medo.
G.