BOM DIA, PESSOAS DA INTERNET! Eu sei, eu sei. O post atrasou de novo e eu não deveria prometer posts que não já estão escritos, mas eu pedi que vocês acompanhassem meu ritmo e meu ritmo é extremamente louco - inclusive foi por isso que houve um post a mais semana passada. Para o NaNoWriMo, eu quero transformar semanas de 11 dias em algo oficial. É a única forma que eu vejo dessas atualizações funcionarem. MAS AGORA ÀS COISAS BOAS!! Como eu anunciei na primeira atualização do NaNo, eu organizei um evento para escritores em Vitória da Conquista! E foi incrível! E todos os meus planos de B a Z não foram necessários!!!
A ideia era bem simples e foi completamente copiada. No NaNoWriMo existem vários eventos de escrita durante o mês para que os participantes possam escrever juntos, compartilhar dicas, tirar dúvidas e coisas assim - incluindo os Write-Ins. Os eventos oficiais aqui no Brasil acontecem em São Paulo e por muito tempo eu queria fazer um evento local, reunindo escritores daqui, mesmo que eles não estivessem participando do NaNoWriMo. Vitória da Conquista tem um cenário literário estranho: todo mundo ou escreve ou conhece alguém que escreve, muita gente lê por prazer, especialmente dentro das universidades, mas as livrarias grandes nunca vem para cá e as pessoas não parecem informadas sobre as possibilidades de interação aqui dentro. A minha ideia original - em 2014 - não teve tanta resposta, mas como em 2017 eu estava em um clima de "organize os eventos aos quais você quer ir", eu resolvi tentar de novo. Consegui uma resposta boa o suficiente à minha publicação original e resolvi tentar um projeto. Conversei com as livrarias locais e possíveis lugares que suportariam um evento assim e a Livraria Nobel acreditou em mim o suficiente para possibilitar que o evento acontecesse lá. Assim nasceu o 1º Write-In Conquista: Encontro de escritores profissionais, estreantes e amadores. Eu planejei o evento para 20 pessoas e estava esperando 15, pensando nas pessoas que entraram em contato comigo, e no máximo 10, considerando todo mundo que iria para me dar apoio moral. O total de participantes foi 18.
O evento começou 13h15, com duas pessoas - dois escritores que realmente tinham ouvido falar do evento nas redes sociais. Minhas amigas chegaram depois e eu estava surtando! - e as outras foram se juntando à roda de conversa na primeira hora e meia. Nós ficamos nos conhecendo, falando sobre escrever, o que escrevemos e o que gostamos de ler. Participaram do evento cronistas, romancistas, poetas, compositores, cartunistas, acadêmicos, pessoas com todo tipo de escrita e trabalhando em todo tipo de texto. Foi completamente maravilhoso. Por algum motivo a galera me deixou falar bastante, o que não foi nada ruim para o meu ego. Nós ouvimos experiências distintas e compartilhamos um pouco de cada coisa que fazia de nós escritores. Depois da pausa para o coffee break, teve desafio de escrita. Todo mundo foi desafiado a escrever sobre chuva por 20 minutos e depois compartilhar um pouco. Teve de tudo: Música, roteiro de websérie, crônica, poesia - e foram textos muito maravilhosos para serem escritos em 20 minutos. Até as cenas curtas ou os textos que foram apenas um parágrafo! Eu percebi que estava cercada de muita gente incrível e talentosa. E estar cercada de gente incrível e talentosa é a coisa mais inspiradora do mundo.
Então, naturalmente, nós criamos um pequeno grupo no Facebook para escritores de Vitória da Conquista. Se você escreve qualquer coisa, a nível profissional, amador ou só para equilibrar as energias e quer fazer parte do grupo, é só entrar clicando aqui. Nós vamos compartilhar dicas, divulgar trabalhos, só conversar e é claro, anunciar novos eventos lá. Óbvio que eu vou fazer mais eventos assim, galera, este foi incrível. É só uma questão de tempo. Eu também tenho pensado em eventos diferentes, para leitores e algumas colegas minhas já tem um projeto legal de evento literário na cidade. Por enquanto, eu deixo vocês com as fotos que provam porque este evento foi uma das melhores coisas que aconteceram este ano:


Fotos: Livraria Nobel

Fotos: Livraria Nobel

Foto: Victória Lôbo

Foto: Victória Lôbo

Foto: Victória Lôbo

Foto: Victória Lôbo

Foto: Victória Lôbo

Foto: Victória Lôbo

Foto: Victória Lôbo

Foto: Victória Lôbo

Foto: Victória Lôbo

É isso. Vejo vocês durante a semana,
G.