Todos os posts do Quebrei a máquina de escrever só são possíveis graças aos nossos apoiadores no PicPay Assinaturas. A partir de R$1 por mês, você ajuda a tornar a fazer o blog acontecer. Clique aqui e apoie. Para ver outras opções de apoio, inclusive gratuitas, visite a aba "Apoie". 


[William Bonner's voice] Boa noite. Já aceitamos que para ter mais posts aqui no blog, tais posts vão atrasar ou serem postado tarde da noite, né? Ótimo. Ainda bem que estamos entendidos. Antes de ir oficialmente para o assunto do dia, eu preciso avisar que o vídeo do YouTube sobre o tema do último post — 22 livros (nacionais e independentes) para ler em 2022 — está disponível depois de muito trabalho. Mesmo que você não vá assistir, deixe uma curtida e se inscreva no canal porque nós realmente precisamos monetizar o bichinho o quanto antes. Inclusive é por isso que eu devo começar todos os posts este ano avisando que tem vídeo novo no canal do YouTube, porque eu quero postar um grande toda semana. ESTEJAM PRONTOS.

Sejam bem-vindes à mais nova coluna do blog, que eu chamei de Playlists! Playlists! Playlists! tudo em nome do SEO. Como introdução, temos duas opções: Você pode ler o post do blog que eu fiz ano passado, sobre jornalismo musical e curatela de playlists, ou você pode pegar esse resumo: Oi, meu nome é Giulia. Eu sou escritora, jornalista musical e criadora de conteúdo. O jornalismo musical — a área do jornalismo em que eu trabalho — me levou à curatela de playlists. E não é por falsa modéstia, mas já fiz algumas das melhores playlists do Spotify. A criação de conteúdo, me levou à pós-graduação em Influência Digital (tema de um post futuro). E tanto a pós, quanto a curatela de playlists me levaram ao TikTok, onde hoje em dia todo meu conteúdo sobre música está focado. Além disso, eu tenho uma página do Patreon que a partir da semana que vem vai se tornar oficialmente um blog

Tanto o conteúdo do TikTok, quanto o conteúdo do Set List, o blog, é em inglês, porque a minha cobertura é principalmente de música internacional e porque eu comecei em um site americano. Se você quiser ter acesso às playlists exclusivas do Set List sem pagar em dólares no Patreon, você pode assinar a recompensa de 10 reais do Quebrei a máquina de escrever no PicPay Assinaturas

Mas as minhas playlists públicas são para todas as pessoas, por isso eu resolvi trazer pequenas seleções de playlists para diversas situações, nesta nova coluna. Através dela, também quero trazer uma playlist específica do Quebrei a máquina de escrever que eu vou colocar em todo post da coluna: É uma playlist colaborativa. Como ela chegou até você, agora você precisa abri-la no Spotify e adicionar sua música preferida.

Como meu conteúdo aqui no blog — e no Instagram, e no Telegram — é sobre livros, literatura e escrita, resolvi que a primeira seleção de playlists da série é justamente para quem lê e escreve. Separei uma série das minhas melhores playlists e a organizei por ~moods~, sentimentos, que vocês podem escolher de acordo com o que estiverem lendo e escrevendo. Também fiz uma seleção especial de músicas instrumentais e lo-fi para quem gosta de escrever e ler com sons, mas se tiver letra você fica cantando ao invés de focar na história. APROVEITEM!

1. PARA OS ROMÂNTICOS

"POV: you only know about romantic love from reading books" (ou "Ponto de Vista: Você só soube sobre o amor romântico através de livros" em tradução livre) é justamente o que promete. São músicas para os mais românticos que nunca estiveram em relacionamentos, mas se emocionam a cada livro, filme ou música romântica. De músicas tristes para românticas, a playlist é perfeita pra quem quer ler ou escrever um romancinho gostoso.

2. PARA AS BRUXINHAS


"Witchy Vibes" (Vibrações Bruxas) também é bem literal. Essa é pra quem tá lendo ou escrevendo livros fantásticos, com poderes sobrenaturais e noites de lua cheia. Ela é bem gostosinha de ouvir, mas causa riscos sérios de cantar junto.

3. PARA AS CENAS DE AÇÃO

"GRWM" (Sigla de Fique Pronto Comigo em inglês, como aqueles vídeos onde as pessoas se arrumam e falam contigo no YouTube) é a minha playlist com as músicas mais fodonas e de enfrentar batalhas mesmo. Músicas para gritar e dançar matando zumbis. Tem Doja Cat pra caralho.

4. PARA TODO TIPO DE LEITURA

"in the zone" (Na Zona) é a minha playlist de músicas Lo-Fi/Instrumentais. Com agradecimentos especiais a Max Chester, porque eu roubei a maioria das músicas das playlists dele e porque as algumas músicas SÃO dele. (Max, se você estiver lendo isso, oi!).


5. PARA LEITURAS LEVINHAS (OU PRA SE RECUPERAR DEPOIS DE UMA LEITURA PESADA)

E finalmente, "Songs that make me happy I'm alive(Músicas que me fazem feliz por estar viva) é a minha playlist de músicas felizinhas, músicas que me acalmam e músicas que são tão boas que me deixam feliz por existir ao mesmo tempo em que elas estão sendo lançadas. Elas servem tanto para acompanhar uma história levinha, quanto pra salvar sua vida depois de ler algo muito pesado. Eu uso. Bastante.


E é isso. No momento minha vida está um pouco caótica e eu não tenho certeza de quando voltarei aqui, por mais que queira voltar bem em breve pra ter post toda semana este ano. Tenho que ser paciente comigo porque as coisas estão difíceis. Enquanto isso, fiquem de olho nas redes sociais, em especial no Instagram e no YouTube porque vou tentar alimentar updates por lá.
Um beijo e até breve, meus amores,
G.