Finalmente consegui terminar o primeiro livro d'As Crônicas de Gelo e Fogo. E esse finalmente é exatamente nesse sentido que vocês imaginaram. Não que o livro seja ruim, ele só não é tão fácil de ler. A menos, é claro, que você ame ficção histórica e esteja a acostumado a esse tipo de livro.
O início do livro de 567 páginas + apêndice, escrito por George R. R. Martin que foi transformado na série Game Of Thrones pelo HBO (tem alguém aí que não sabia disso ou só eu que só descobri depois que li o livro mesmo?) e foi publicado pela Editora LeYa neste lindo país, pode assustar o leitor desavisado. Durante um tempo eu não tava gostando muito do livro. Mas depois de pensar e refletir (já que eu sempre leio todo livro até o final - deixar livro incompleto é contra meus princípios) eu me dei conta de que o livro assusta porque é muito real. Quer dizer, seria real. Por isso eu classifiquei o livro como ficção histórica, a história se passa em uma terra fictícia e até mesmo mística, mas os aspectos da vida dos personagens foram reais em algum momento da história da humanidade. Na época dos reinos e dos grandes senhores, não só na idade média, mas antes mesmo dela. O livro - de alguma forma - é muito mais real do que a maioria dos filmes sobre esses períodos da história. Não que eu saiba tudo sobre a época, mas dá pra sentir. E perceber o quanto a realidade é assustadora.
Depois de me dar conta disso, eu comecei a ver a história de uma forma diferente. A Guerra dos Tronos é o tipo de livro que vai fazer você morrer de tédio, de raiva, e logo em seguida leva você pra uma cena tão intensa que você é capaz de esquecer seu próprio nome. Ele te confunde e depois faz você se sentir idiota por "não ter visto isso antes". É o tipo de livro que pode ser considerado péssimo se você não prestar atenção em cada linha.
O fim do livro é bem justo. Eu gostei de como coisas acabaram. Com exceção do último capítulo. Eu realmente tenho que perguntar, George: QUE DIABOS FOI AQUILO?! Não vou dizer o que acontece pra convencer vocês a comprar, mas eu posso dizer que o último capítulo é sem dúvida, muito estranho.

Até agora..

Nota (pelo critério "eu" de avaliação): 4,5 (não chega nem perto de ser um dos melhores livros que eu já li, sorry).
Nota (pelo nível de qualidade): 8,0
Personagem preferida: Daenerys. Mas é bom ela tomar cuidado porque ela foi tão burra com a história de salvar o Khal que eu fiquei totalmente decepcionada. Arya Stark está no pálio pra tomar o lugar dela.
Melhor parte do livro: N.D.
Dias lendo o livro: 13 (mas eu passei 3 dias sem poder tocar no livro enquanto minha mãe lia ele).

Giulia.