Pelo que eu descobri sobre os fãs d'As Crônicas enquanto lia A Fúria dos Reis, eu sei que 90% deles vai descordar dessa crítica e do que eu vou dizer agora. Mas não porque eu vou falar mal do livro nem nada do tipo e sim porque tem muito fã por aí que só gosta dos livros por causa do status que estar lendo "o novo O Senhor dos Anéis" dá. Acreditem eu senti esse gostinho na pele. Quando você tá lendo As Crônicas de Gelo e Fogo quem não leu quer saber sobre os livros, e quem já leu quer conversar sobre eles. O simples fato de você estar lendo um livro daquele tamanho já faz com que as pessoas fiquem chocadas. Quem fica chocada com isso sou eu! O que eu quero dizer é que muita gente só lê os livros e tem sempre comentários positivos a dizer sobre eles porque acham que isso fazem deles pessoas cultas e populares. Entretanto, realmente existem pessoas que gostam dos livros porque curtem esse tipo de leitura e realmente se envolvem com a leitura, apesar da maioria só querer se destacar em um país onde tem gente que não conhece nem o próprio hino nacional. Mas enfim, aí vai minha crítica:

Eu tenho que admitir que o segundo livro da série foi um pouco decepcionante. Não que ele seja ruim, porque não é (apesar de continuar sendo um pouco cansativo.). Mas na verdade eu estava esperando mais da história. Todo "Livro Um" de uma série é uma introdução à história, as vezes até mesmo com uma história completa pro caso de não dá pra escrever um "Livro Dois", o objetivo é conhecer os personagens pra poder opinar sobre  suas reação ao que ira acontecer no livro dois. Acontece que em A Guerra dos Tronos, George R. R. Martin deu várias voltas, criou várias situações e quebrou várias linhas de pensamento sobre o que iria vir no futuro o que me fez esperar uma reviravolta completa naquelas 624 páginas + apêndice (o apêndice é importante porque eu fico abrindo ele o tempo todo) maior ainda do que a que acontecia no livro um e.. isso não aconteceu. Mas fora isso, o livro foi tão bom quanto o primeiro.
O único problema foi um recorrente nos livros dessa série: A demora a chegar ao personagem certo. Deixa eu explicar, os capítulos dos livros são narrados em terceira pessoa, mas cada um do ponto de vista de um personagem. Minha dica pra você que vai ler os livros é: NÃO TENHA UM PERSONAGEM PREFERIDO! Caso contrário, o capítulo dele vai demorar pra caramba! É só a minha dica...


Até agora..

Nota (pelo critério "eu" de avaliação): 4,5
Nota (pelo nível de qualidade): 8,0 (mesmas notas do livro um)
Personagem preferida: Daenerys. Né que ela conseguiu não perder seu posto?
Melhor parte do livro: N.D.
Dias lendo o livro: 11 (mais páginas, menos dias =P)

Giulia.