Lembra daquela história da garota loura que depois da morte da mãe foi morar com a avó e acabou descobrindo que era uma bruxa, se unindo a um círculo de bruxos, descobrindo que tinha uma irmã, feito um monte de feitiços e aí a série foi cancelada? ENTÃO ESQUEÇA. A série de livros The Secret Circle não poderia ter menos a ver com a série de tv The Secret Circle.
Em A Iniciação, depois de passar férias no sul (ou será que foi no norte? isso ficou confuso, porém foi na costa leste, certeza), Cassie Blake é descobre que nunca mais vai voltar à cidade na qual nasceu e cresceu e que vai se mudar para New Salem uma cidadezinha-ilha-fora do mapa junto com sua mãe (COMPLETAMENTE DO NADA). Ao chegar Cassie descobre a mesma coisa que muitos descobriram antes dela: em cidades pequenas do interior dos Estados Unidos, escolas de ensino médio são selvas. MAS ela não precisava se preocupar, em breve aconteceriam coisas que a garantiriam popularidade instantânea... Como, por exemplo, o fato de ela ser uma bruxa.
Ok, eu sei que a forma como eu escrevi a sinopse fez parecer que eu achei a história clichê e entendiante, mas, na verdade, não. Eu gostei pra caramba, tipo, mesmo. Depois de ver a série, de amar a série, de sofrer com o fim da série, de sentir falta da série, foi óóóótimo ver os personagens de forma diferente. E eles estão completamente diferentes: Na série, são 6 pessoas no círculo, nos livros são 12. Na série, o círculo completo ou não faz diferença na magia, no livro eles simplesmente precisam ser mais fortes. Também existe uma mistura de sobrenomes entre personagens na série e fora dela. A única que se parece um pouquinho com como aparece na série é a Faye (só que mais maligna), e a única personagem do círculo da série, que não aparece nos livros é a Melissa. Uma curiosidade, a trama do primeiro livro se passa em 1992, um ano depois da trama de "Diários do Vampiro" (a série de livros) o que mostra mais ou menos quando foi escrito.
Enfim, A Iniciação tem uma história super interessante, apesar de alguns furos do tipo HÃ? COMO O EDITOR DEIXOU ISSO PASSAR? como qualquer livro da L. J. Smith que tenha realmente sido escrito por ela. Mas, só lendo a continuação pra saber se a história realmente é tão boa quanto a da série de TV.
G.

P.S.: Eu li na Wikipédia hoje que os últimos 3 livros da série - que tem 6 - foram escritos por outra escritora: Aubrey Clark. E eu queria saber o porquê. Parece que a editora simplesmente deu os direitos pra ela. Se fosse no meu caso, eu não aceitaria. Por mais que eu fosse amar a chance de continuar uma história assim, a Lisa Jane me perturba.