O que eu aprendi com 5 anos de blog (350º post)

by - 20:07

1826 dias atrás eu nem tinha um computador próprio ainda. Eu tinha me mudado para o Rio de Janeiro havia menos de um mês e ainda morava na casa de uma tia. Foi o computador dela que eu usei após o primeiro dia de aula do 9º ano/8ª série, para postar uma lista aleatória de frases que eu tinha juntado pelo fim de semana inteiro em um blog ao qual eu tinha dado o nome de PuccaSecrets. Foi o mesmo computador que eu usei para atualizar o mesmo blog pelos 7 meses seguintes (eu só vim ter internet em casa em setembro). Depois desse começo incomum é surpreendente que o blog tenha durado 5 anos, sem nenhum momento de desânimo. Mas talvez esse começo tenha justamente ajudado o blog a existir até hoje: Pela primeira vez, depois de algumas tentativas muito mal sucedidas de escrever um blog (começando em 2008) eu estava realmente disposta a me dedicar 100% a minha nova criação.
Conforme eu começo a escrever isso, eu nem sei onde eu vou levar esse post, mas a previsão do tempo informa de que existe 90% de probabilidade de que uma nuvem de sentimentalismo barato esteja vindo em nossa direção. Foi graças a esse blog (e ao incentivo dos leitores) que eu decidi que queria viver do que escrevo. Foi aqui que eu postei meu primeiro conto, aqui que eu dividi meus planos mais loucos, aqui que eu criei leitores cativos com histórias longas. Eu digo isso todo ano, mas poderia dizer mais mil vezes: Sem esse blog eu não seria nada do que sou hoje em dia. Por isso que o Quebrei a máquina de escrever é de longe minha maior realização e a criação pela qual eu estou mais orgulhosa. Comemorar 5 anos, desde aquele dia em 2011 em que eu me sentei para postar aqui pela primeira vez, aaaaaaaaaaaah...

Eu posso ou não ter passado o dia inteiro querendo bolo.
Nas últimas semanas, estávamos em campanha para conseguir 50 mil visualizações, então eu fiquei postando listas temáticas com 5 posts todos os dias. Como resultado, eu pude reler posts antigos e morrer de vergonha com vários. Uma das minhas coisas preferidas é a viagem no tempo que esses posts me proporcionam. Eu percebi que alguns eventos e fatos, que eu me lembrava de uma forma, aconteceram de outra. Lembrei de besteiras e de coisas muito inteligentes que eu nem lembrava que tinha feito. Na leitura de alguns posts, eu consigo me lembrar claramente do que estava fazendo quando escrevi, onde eu escrevi o primeiro rascunho, como a ideia surgiu. Outros eu nem lembrava da existência, mas ao encontrá-los perdidos no meio da lista, fui tomada por um sentimento de saudades cortante.
Eu cheguei a um ponto onde eu não quero mais deletar todas as coisas bobas que eu escrevi quando era mais nova (mesmo lembrando que tudo que está na internet ficará aqui PARA SEMPRE). Aqueles posts eram reflexo de quem eu era na época e eu não quero rechaçar isso. Se eu não tivesse passado por essas épocas eu não estaria onde estou agora. Além disso, eu me dei conta de que daqui a alguns anos estarei com vergonha do que estou escrevendo hoje, então qual o sentido?? Todos os 350 posts daqui são um reflexo claro de quem eu sou e de quem eu era em cada época e é bom me lembrar dessas pessoas, porque 5 anos não são 5 dias e eu mudei muito (graças a Deus, porque se eu ainda fosse como era com 13 anos vocês provavelmente estariam querendo me matar).
Mas além de coisas sobre mim, o blog também me fez perceber muito sobre meu relacionamento com pessoas. Eu aprendi que eu não devo escrever para ser reconhecida, mas que eu preciso valorizar muito as pessoas que me reconhecem pelo que eu escrevo. Tem gente que lê o blog desde o comecinho e continua lendo até hoje: como a Marcelha, a Amália e a Raquel e a Isabella. Tem gente que surgiu entre a 3ª ou a 4ª era e ficou: como a Livya, a Juliana e a Lídia. Também tem o pessoal que conheceu o blog nos últimos 2 anos ou mais e se manteve fiel, como a Annie, a Dany e a tatii! A galera que eu conheci por causa da escrita, mas não necessariamente por causa do blog como as meninas do SA: Gih, Laís, Isa, Helena, Dani e tatii outra vez. Ju Skwara também. E meus amigos de outros lugares que foram atraídos para o blog, como o pessoal da faculdade (Vic, Babi, Caren, Gio, etc etc etc) e a Gabs e a Jess! E mais todos os outros leitores: A galera que acompanha o blog quietinho. A galera que entra aqui de vez em quando, só quando vê os links, mas já fala comigo. A galera que, assim como eu sou com os blogs que eu leio, passa semanas sem entrar, mas aí chega e lê tudo de uma vez só. E até mesmo quem tá chegando agora, quem só leu um ou dois posts, mas planeja ficar. E quem nem planeja, na verdade. Cada pessoa que já entrou aqui, mesmo um clique acidental. Obrigada. Obrigada por serem uma parte indispensável desses 5 anos.
Nós não alcançamos as 50 mil visualizações, como eu já esperava que ia acontecer, BUT, estamos bem perto de 45 mil e acredito que chegaremos lá antes do fim do dia. Ainda significa muita coisa, cada uma das visualizações que conseguimos durante a campanha dos 50 mil, cada clique. Cada interação também: nós estamos passando pelo dia de hoje com 575 comentários e 300 curtidas na página do Facebook!!! Isso é muito. Mesmo. Eu não bombei na web e comecei a ganhar dinheiro com o blog, mas eu conheci pessoas maravilhosas e conheci mais de mim mesma do que poderia esperar em mil anos. E é isso que faz com que 5 anos valham tanto a pena.
G.

You May Also Like

14 comentários

  1. Parabéns por esses 5 anos, e passe o tempo que for eu sempre vou ler, amo tudo que você escreve, G *___*
    <3

    ResponderExcluir
  2. oi g!
    primeiro parabéns nesses cinco anos de blog, tu realmente é a minha inspiração para continuar escrevendo no DduB.
    conhecer o blog foi a coisa mais maravilhosa do mundo, no começo eu tinha um pouco de preguiça de ler o seu blog confesso, mas depois que li dois post (eu já contei isso pra você) eu fiquei surtando e te amando secretamente hahahahaha
    hoje eu não perco nenhum post do blog, talvez eu não comente em todos, mas eu leio todos eles e alguns até me fazem refletir sobre a vida por algum tempo! as coisas simples do seu cotidiano deixa tudo mais gostoso de ler, é divertido saber que podemos fazer parte do dia a dia de uma pessoa. nos deixa mais perto de alguém que está longe.
    obrigada por compartilhar um pouquinho da sua vida conosco. e obrigada por fazer parte da minha vida, você e o blog são muito importantes!
    parabéns mais uma vez, muitos outros anos, posts e momentos incríveis para compartilhar com a gente.

    beijos, tatii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tatii,
      Obrigada<3
      Eu entendo a preguiça inicial totalmente, às vezes eu sinto que eu mesma não acompanharia o QAMDE porque eu falo demais aqui ahauahauah
      Eu fico muito feliz que o blog tenha todo esse efeito positivo, que você se sinta assim sobre o que eu escrevo aqui. E também tem aquela coisinha de um blog pessoal fazer me sentir como se todo mundo gostasse de mim também né? (hihihi)
      Obrigada você, tatii. Você tem sido indispensável e é muito importante pra mim. Muito muito obrigada, por tudo.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Giu!
    Primeiro que os icons das redes sociais (é assim que fala?) tão muito lindos. SOS

    Eu declaração de amor ao blog, mais linda. Fico fascinada com você conseguindo olhar pros seus textos escritos há tanto tempo e estar bem com eles,a final, foram escritos por uma Giulia que era ótima a sua maneira.
    Quero adquirir um pouco disso, porque eu tenho esse péssimo hábito de desmerecer emoções e atitudes das antigas Helenas.

    Enfim, mesmo tendo virado leitora periódica do QAMdE há pouco e tudo mais, eu tô contente de estar comemorando os 5 anos com você. O blog tá lindo, tem 5 fuckings anos, e isso é TANTO. Talvez nas minhas fantasias mais selvagens eu espero conseguir metade disso com o Luft, porque meu histórico com tentativas de blogs é grande ahdhgadada

    E deixar eu agradecer ao blog por ter influenciado tanto em quem você é hoje, porque você é maravilhosa, Giu <3 Parabéns pelos 5 naos, todo o esforço e comprometimento aqui, uma pena não ter bolo ahahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOi!
      Obrigada, to encantada com eles.
      Eu ainda sinto vontade de me enfiar em um buraco quando vejo algumas coisas antigas, mas eu acho que prefiro ter sido daquele jeito aos 13 e 14 anos do que não ter passado por isso e ser assim agora. É parte do caminho e eu quero ter certeza de que aproveitei ele.
      Você consegue, sim! Se precisar de apoio, eu e as meninas do SA estamos aqui. Preciso manter a leitura do Luft atualizada sempre, se servir de incentivo. Obrigada por estar aqui e por acompanhar o QaMdE, Lena. De verdade, isso é incrível.
      Obrigada por tudo<3
      (Realmente queria que tivesse tido bolo)

      Excluir
  4. Giuuuliaaa!
    Parabéns pelos 5 anos de blog, é realmente muito legal que você tenha um blog há tanto tempo. Não acompanho o blog desde o início, mas desde que eu comecei a acompanhar admiro o seu trabalho e você, tudo o que você conta aqui, posso dizer que sou uma fã.
    Adoro seus contos (mesmo que você quase não os poste aqui).
    Confesso que já passei um tempo considerável stalkeando o blog e até mesmo aguardando posts ansiosamente (isso é sempre).
    Fiquei muito feliz quando vi que você me citou ali no post, adorei. Enfim, é isso, parabéns de novo, que seu blog tenha muito sucesso e que seus futuros livros lançados também, é claro, você.
    Beijos!
    5 ANOS UHUUUUL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOOiee,
      Obrigada, Dany<3 Eu fico muito feliz em ter trazido pessoas tão quanto você incríveis pra cá de verdade. Muito muito obrigada por tudo. Espero continuar a manter você cativada com os posts e prometo postar contos sempre que escrever. Amém para todos os desejos.
      Beeijo<3

      Excluir
  5. Parabéns!!!!!!!!!
    Eu acredito muito no quanto vc mudou (li alguns posts antigos), mas sei q todo mundo passou por umas fases meio malucas para se tornarem quem são!
    Por isso, te desejo muuuuuita inspiração pra continuar escrevendo e enchendo o blog de novidades!
    E parabéns para o blogger, por ter te aturado por tanto tempo (brinks)!!

    Beeeeijooooooos,

    Vic!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!
      Hahahahaha Você é doida de ler esses posts antigos, sério. É uma tristeza.
      Obrigada por todos os desejos e também não sei como o Blogger me aguentou não hauahah
      Beeijo

      Excluir
  6. Meus parabéns, Giullia! Seu blog sempre foi um dos meus preferidos. O que eu mais gosto aqui é da sua originalidade; seu blog é repleto de você. Você consegue trazer um conteúdo tão pessoal e ao mesmo tempo interessante. Seu blog ainda irá crescer muito, tenho certeza disso. Que mais anos e mais 350 posts venham! Te desejo toda sorte do mundo.

    Beijos

    -Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ju<3 Me deixa tão feliz que dividir pedaços de mim é o que atraí pessoas até aqui. Espero continuar agradando do meu jeitinho, obrigada por tudo<3 Que venham mais muitos anos.
      Beeijo

      Excluir
  7. Me sentindo meio culpada porque as meninas escreveram textão mas não vou poder fazer o mesmo porque estou no celular e ele não coopera. Vou ser breve sim, mas não vou ser vazia.
    Antes de tudo, parabéns pelos 5 anos de blog!!! 5 anos é muito tempo e, pra um blog então... é uma vida! Uma vida de comprometimento e dedicação que você teve consigo mesma e com seus leitores, o que é lindo.
    Que aqui continue sendo um lugar maravilhoso de desabafos e criações, e que sua escrita e o quebrei a maquina de escrever atraiam cada vez mais pessoas incríveis e realizações pra você, G! Tu merece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aww, Isa. Eu fico tão feliz por você ter comentado<3
      Obrigada! Parece uma eternidade, ainda to tentando processar. Amém, que todas essas coisas aconteçam<3 Muito obrigada por todos os desejos e todo o carinho.

      Excluir