Eu sei, eu seei. Onze posts em julho e aí um em agosto?? Em minha defesa, quando foi que eu desapareci por semanas, deixei de escrever os posts que queria escrever (e atrasei o post do É só uma fase — é, eu também estou chorando sobre isso) e quando voltei, voltei anunciando a publicação do meu primeiro livro? Isso mesmo, nunca! Os próximos meses (eu não consigo parar de pensar em como vou dormir muito em dezembro) serão completamente doidos, então, por favor, me suportem com minhas ausências e surpresas. No momento minha vida inteira é um turbilhão de coisas confusas e acreditem, eu quero escrever posts aqui tanto quanto vocês querem ler, mas simplesmente não dá. Minha prioridade no momento é publicar esse livro e trabalhar no meu TCC, então muitas vezes, outras coisas (não é só o blog, definitivamente), acabam sendo levadas pelo turbilhão. Eu sempre vou ser sincera com vocês sobre quando não estiver dando e no momento: Não Tá Dando.
MAS VAMOS FALAR DO QUE EU VIM AQUI FALAR! Depois de quase dois meses provocando e de dias adiando, cheguei finalmente para anunciar qual dos meus livros será publicado pelo Kindle Direct Publishing para o 3º Prêmio Kindle acontecendo no momento e até o dia 15 de outubro. Se você me segue no Twitter, você já sabe qual é o livro (porque o Twitter sempre sabe primeiro, é como minha vida funciona) e se você acompanha o blog há algum tempo e me segue no Instagram, provavelmente já adivinhou qual livro eu vou publicar. Não é o primeiro livro que eu escrevi —  eu ainda estou devendo a vocês uma boa explicação sobre o que aconteceu a Mais Uma Vez e Sociedade Inglesa de Oposição, mas primeiro eu preciso ter certeza do que aconteceu.  Quando a gente coloca SIDO de lado, chegamos ao terceiro livro que eu escrevi, que não faz parte de uma série, meu primeiro contemporâneo, meu segundo NaNoWriMo vencido e o vencido com mais palavras. É ISSO MESMO, BRASIL



A LINHA DE RUMO TÁ CHEGANDO!!!
O processo
Esse não foi exatamente o meu segredo mais bem guardado porque eu sou ruim em guardar notícias que me deixam animada, mas até que eu fiz um trabalho relativamente bom. Para quem chegou aqui recentemente, eu escrevi o primeiro rascunho de "A Linha de Rumo" no NaNoWriMo 2015, ou seja, em um mês que eu registrei completamente aqui no blog. Foi um dos meses mais loucos da história, porque enquanto uma série de coisas acontecia na minha vida e na vida das pessoas ao meu redor, eu consegui escrever 88 mil palavras em 30 dias. Aquele mês mudou a minha vida (foi o mês em que eu conheci a Kira, inclusive. Vocês não precisavam saber disso, mas eu queria dizer) e depois dele eu virei uma nova escritora.
Quando eu peguei ALdR para reescrever pela primeira vez, em março do ano passado, me dei conta de que tinha muita coisa que eu queria mudar e o deixei de lado para priorizar Tóxico, que eu escrevi no NaNoWriMo 2016, para concursos literários e outras seleções. Eu revisei Tóxico (não tão bem quanto deveria, devo admitir) e o enviei para o Sua história nos 10 anos da Galera e para a seleção de uma agência no ano passado. Eis que, com o livro preso nessas duas seleções (a primeira pedia exclusividade), sai o edital do Prêmio Zélia Saldanha, concurso da editora da minha universidade. Foi aí que eu resolvi editar A Linha de Rumo. Foi um pouco mais de um mês de noites sem dormir e maratonas de leitura que eu não enfrentava há um tempão. Eu tive que mudar nomes, situações, histórias, o começo e o final. Eu reloquei a história, que antes se passava em algum lugar não-claro dos Estados Unidos, para algum lugar não-claro do Brasil. Vocês lerão o livro, mas ALdR é um livro bem pesado para ler de uma vez só e nesse processo eu o li de uma vez só, várias e várias vezes. 
O livro foi para o Zélia e voltou, depois foi para o Prêmio Sesc de Literatura e voltou. Toda vez que eu entro e saio de um prêmio literário eu tenho um "plano B", algo que eu prometo fazer caso receba um não. Claro que tem todo o processo de ficar realmente mal por uma recusa, por mais que eu me convença que eu não me importo. Eu não reajo de forma saudável a absolutamente nada na minha vida. A questão é que meu "plano B" ao Prêmio Sesc era o Prêmio Kindle de Literatura.
Existem várias questões relacionadas ao Prêmio Kindle que o transformam em uma última opção. Ao contrário dos prêmios citados anteriormente, no Prêmio Kindle você publica o seu livro. O livro não vai passar apenas por uma banca avaliadora, vai passar por dezenas (se Deus quiser centenas, eu estou sendo humilde) de leitores. Dessa forma, o livro não tem que ser apenas "promissor", ele tem que ser pronto para o mercado. Ele tem que conseguir um público, chamar atenção. Mesmo que no final, quem vencer passe por outro processo de edição junto à editora, o livro tem que ser mais do que uma promessa, ele tem que ser um livro. Além disso, ao me tornar publicada (ainda mais eu, que vou publicar o livro em edição física também e já tenho ISBN), eu vou perder a chance de participar em uma série de seleções para escritores estreantes. A coragem de me chamar de autora e dizer, eu tenho um livro publicado, de colocar "Autora de A Linha de Rumo" na minha bio do Twitter, foi uma das coisas mais difíceis de conseguir.
No fim, eu entrei nesse processo porque além de ter prometido para mim mesma, eu acredito neste livro. Eu acredito em todo processo que ele passou e eu acredito na história. ALdR passou por vários olhos e várias mãos e ele foi se construindo, sem deixar de ser meu. Sem deixar de ser a história da Leigh e da Marlena. Eu acredito no que eu fiz. E a história pode não estar perfeita e eu posso ouvir muita coisa com ela, mas ela vale a pena. Então, lá vai ela. Daqui a um pouco mais de um mês. É possível que eu morra de ansiedade até lá, mas ainda assim, ela vai sair. Talvez eu deva escrever um testamento especificando isso tudo.

A história
Eis a sinopse oficial que vai para o fundo do livro, para a Amazon, para o Skoob e para o Goodreads (surtando até com isso)


  • Dramas familiares são a especialidade de Leigh e Marlena, e elas sempre os enfrentaram juntas. O fato de terem crescido em uma família dividida fez com que as primas encontrassem uma na outra alguns sentimentos que faltavam na família, principalmente o amor, proteção e o perdão incondicional.Quando Marlena sofre um acidente, exames revelam que ela e Leigh foram trocadas na maternidade.  Agora,  Leigh precisa navegar pela nova realidade, sozinha pela primeira vez, enquanto espera a recuperação da  melhor amiga. Conforme os dias se passam, dentro de uma sala de espera insípida de hospital, Leigh precisa se encontrar e redescobrir a si mesma enquanto reflete sobre o poder das escolhas e circunstâncias sobre o seu destino.

Você sempre pode ler mais sobre a proposta da história no post onde eu a introduzi em 2015 (nada  do que mudou foi tão significativo assim à proposta ).


Cronograma
Temos dois cronogramas aqui, o primeiro é o cronograma para leitores:

A pré-venda do livro e o anúncio da capa vão ao ar no dia 15 de setembro. O anúncio da capa será feito em todas as minhas páginas em todas as redes sociais (links aqui do lado > ou giuliasntana/giuliasantana/giuliasantanadotcom e quebreiamaquinadeescrever em todo canto), mas se você quiser um foco específico, o anúncio vai sair em um post no meu site oficial giuliasantana.com. O link da pré-venda também estará disponível em todas as redes sociais e no site oficial. No dia, eu provavelmente vou ficar ao vivo no Instagram, vou fazer alarde e spam no Twitter e no Facebook e eu com certeza vou postar o link e a capa em todos os posts que eu fizer nos próximos meses. Lembrando que pela Amazon, você pode comprar a pré-venda, mas o valor só é descontado do seu cartão no dia em que o livro é enviado para você (no caso de e-book, no dia do lançamento). Lembrando também que se você optar por e-book você recebe o livro no dia do lançamento, enquanto o livro físico, vai levar algumas semanas para chegar.
O dia do lançamento do livro é dia 11 de outubro. Eu disse ONZE DE OUTUBRO marquem nas suas agendas. Esse é o dia em que o pessoal do e-book vai ter o valor descontado do cartão e o dia em que o pessoal do livro físico pode começar a esperar pelos seus livros. INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Como vocês podem notar, o livro será lançado apenas 4 dias antes do fim do prazo do Prêmio Kindle, então a pré-venda é extremamente importante para o número de vendas que vai afetar a premiação depois. A pré-venda da Amazon tem algumas vantagens como a pré-venda a menor preço (que garante que você vai pagar o menor preço que o livro teve durante o processo de pré-venda) e o fato de que só descontam do seu cartão quando o livro for enviado (nem precisa ter limite do cartão na hora em que você comprar, só no dia que o livro for enviado para você).

E tem o cronograma para resenhistas:

COMEÇANDO HOJE E ATÉ O DIA 11 DE SETEMBRO, responsáveis por blogs, canais do YouTube e Instagrams literários com mais de 100 seguidores (e/ou 1000 visualizações ao mês) podem se inscrever no cadastro para receber cópias avançadas do livro para resenhar. Você pode se inscrever clicando aqui ou no formulário no fim da página. São 9 (nove) vagas, que serão preenchidas de acordo com a compatibilidade entre as postagens já feitas e a ideia do livro. Sabendo que nem todo mundo vai se sentir confortável para resenhar o livro depois de lê-lo, não existem prazos para as resenhas ou nada do tipo. Quem optar por resenhar e enviar os links das postagens receberá uma cópia física autografada do livro.
O resultado será divulgado por e-mail no dia 13 de setembro e as cópias serão enviadas em epub no dia 15 de setembro.


Perguntas gerais

Vai ter edição física?
Siiim. O Prêmio Kindle possibilita a venda do livro físico em capa comum e como bastante gente mostrou interesse, eu resolvi fazer.

Quais serão os preços?
Os valores ainda não foram fechados porque como o livro ainda está com a revisora, eu não coloquei o conteúdo inteiro na plataforma. Eu tenho um controle significativo sobre essa questão então posso dizer que não se preocupem: O e-book estará abaixo de 10 reais e a versão física será a mais barata possível.

Você terá cópias autografadas para vender?
Não, MAS CALMA. Eu sei que isso vai afetar bastante as vendas dos livros porque muita gente que compra o livro de alguém que está estreando quer o livro autografado, mas por questões que podem afetar o resultado do Prêmio Kindle, é melhor que eu não compre um número grande de cópias para revender antes da premiação (que está prevista para fevereiro de 2019). Só que eu estou mais do que disposta a encontrar uma forma de autografar os livros de vocês então me mandem mensagem nas redes sociais ou e-mail em giulia@giuliasantana.com e a gente vai dar um jeito de se encontrar ou de você mandar o livro para mim, tudo nessa vida se dá um jeito. Só não deixem de comprar o livro, por favorzinho. Até porque, mesmo que eu compre cópias depois do prêmio (o que não é certeza porque vai depender de eu ter dinheiro), vai sair mais caro comprar na minha mão. E se eu vencer o prêmio, você vai perder a chance de ter a primeira edição. COMPREM O LIVRO PELA AMAZON.

Quanto tempo vai demorar para eu receber o livro se eu comprar a cópia física?
Recentemente, a Amazon tem levado duas semanas para enviar os livros de pré-venda. Como os livros do KDP são impressos por demanda, muito provavelmente vai demorar pelo menos uma ou duas semanas a mais para você receber. E um pouco mais ainda se você não mora no sul ou no sudeste do Brasil. Basicamente, se você quer muito ler o livro, eu recomendo comprar o e-book primeiro e depois se você curtir, você compra a cópia física. Ou compra os dois ao mesmo tempo. Se você realmente quiser apenas a cópia física e vai comprá-la em pré-venda, deve tê-la em mãos no início de novembro.

Vai ter marcadores?
É ÓBVIO, eu sou a doida viciada em marcador, vai ter marcador pra caramba. Vai ter um card especial também que, se tudo der certo, eu vou enviar para todo mundo que comprar o e-book na pré-venda, mas ainda assim quiser autógrafo. Mas eu vou contar mais sobre isso depois.
Inclusive, uma coisa, se alguém quiser quantidades altas de marcadores para poder divulgar o livro nas bibliotecas e livrarias da sua cidade e não for de Vitória da Conquista, pode me mandar um e-mail em giulia@giuliasantana.com. Diz só um "Oi, manda marcador pra mim que eu te ajudo" e a gente já fecha.

Vai ter sorteio do livro?
Yep. Fiquem de olho em todas as redes sociais que vocês verão. Lembrando que se você comprar a pré-venda no dia 15 e depois ganhar o livro, você pode cancelar sem gastar um centavo que seja. ***Mágica***

O que eu preciso para ganhar uma cópia avançada?
As cópias avançadas são para quem trabalha com literatura na internet. Se você tiver blog, Instagram ou canal do YouTube especializado em livros e sua conta tiver mais de 100 seguidores e/ou mais de 1000 visualizações no mês, você pode participar. Preenchendo o formulário abaixo, você já está participando e vai receber um e-mail com aceite ou recusa no dia 13 de setembro. Qualquer outra dúvida que vocês tiverem, podem comentar aqui, me mandar mensagem nas redes sociais ou e-mail em giulia@giuliasantana.com.



Vai ter festa de lançamento?
Então, por enquanto, não. Eis a questão, como eu informei a vocês, minha vida está completamente doida. Eu lanço um livro em outubro e em novembro eu vou escrever outro livro no NaNoWriMo: o livro-reportagem do meu TCC. Por mais que ter um assistente pessoal seja meu sonho, isso ainda não aconteceu e eu teria que fazer tudo sozinha ou com ajuda das minhas amigas. Organização de eventos exige um investimento pessoal e financeiro que depois da maratona dos últimos meses, eu não tenho condições. Eu quero muito fazer algo aqui em Conquista e talvez eu faça alguma coisa legal depois que o livro sair, mas isso seria lá para 2019. Se eu vencer o prêmio, vai ter turnê provavelmente, então me ajudem a vencer o prêmio divulgando bastante e vai dar tudo certo. Eu posso fazer uma live no Facebook e/ou no Instagram no dia do lançamento para a gente passar um tempo juntos e eu quero e vou fazer vídeos falando sobre o livro e divulgando perguntas também. Então vai ter comemoração, sim.


Eu acho que é isso por enquanto. Me mandem mais perguntas e eu respondo mais coisas. Nas próximas semanas, eu estarei completamente insuportável nas redes sociais, falando do livro, pedindo perguntas sobre o livro no Instagram, postando coisas aleatórias sobre o livro no Twitter e no Facebook. Pode me perguntar do livro, pode falar do livro comigo constantemente, eu não me importo. Meu único assunto agora é o livro. FALEM COMIGO SOBRE ESSE LIVRO.
Esse processo todo tem sido uma experiência insana, mas muito recompensadora, que eu não trocaria por nada no mundo. Parte de mim ainda está em negação sobre isso ser real e sobre o fato de que em 38 dias eu vou ser uma autora publicada — e autora publicada independente como boa parte do mundo sabia que eu iria acabar sendo. Insano, completamente insano.
Antes de ir, só preciso avisar duas coisas. A primeira é que meu site está com layout renovado e finalmente um que não faz com que eu queira enfiar um garfo nos meus olhos!! YAY!! Vocês podem checar em giuliasantana.com que é basicamente o lugar onde vocês podem encontrar tudo que eu faço o tempo inteiro e as minhas redes sociais, formas de entrar em contato e etc. A segunda coisa é que O INSTAGRAM DO QUEBREI A MÁQUINA DE ESCREVER VOLTOU!! Eu sei que tinha dito que ia deixar ele inativo até eu conseguir 10 mil seguidores no meu Instagram pessoal, mas no momento tem tanta coisa acontecendo que fica mais organizado ter o Instagram do Qamde funcionando. Por exemplo, hoje saiu esse anúncio e mais tarde sai meu 3º texto no LesBOut! É muita coisa para anunciar ao mesmo tempo, minha gente.
Vejo vocês assim que der ou nas redes sociais o tempo inteiro,
G.