Quer me ajudar a continuar escrevendo no Quebrei a máquina de escrever e criando mais conteúdo? Torne-se assinante no Instagram ou no YouTube. Por somente R$7,90 tenha acesso a conteúdo exclusivo, bastidores e benefícios extras. Saiba mais nos links e cancele quando quiser  


FELIZ DIA DO LEITOR!!!! Eu já estava planejando fazer o primeiro post do ano hoje, mas depois que eu defini esse tema, resolvi transformar em live no Instagram e vídeo no YouTube também. Inclusive, esse é seu lembrete de que estamos em campanha para monetizar o canal do YouTube. Vem assistir o vídeo que eu postei essa semana e já se inscreve.

Claro que todo mundo que tá metido nas comunidades literárias já viu várias listas de 22 dicas de leitura para 2022, mas ao invés de fazer uma lista de livros que li e recomendo, resolvi destacar 22 vozes brasileiras independentes que você não vê em toda lista.

Quando eu lancei o canal do Telegram ano passado, já com a ideia de indicar livros toda semana, era isso que eu queria: Divulgar autores nacionais independentes. Uma frustração que eu sempre tive era com como todas as listas de divulgação literária tinham os mesmos livros e até listas de "livros nacionais que você PRECISA conhecer" estavam cercados de livros de grandes casas editoriais com setores de marketing e até best sellers da Veja. Isso não é uma crítica e nem desmerecimento aos best sellers da Veja, só ao fato de que a pesquisa dos "divulgadores de livros nacionais" é bem rasa e acaba fazendo com que quem já é conhecido cresça e quem é pequeno sinta-se "do lado de fora" do mercado.

É por isso que a minha lista vai vir com livros que você provavelmente ainda não ouviu falar, de autores que você definitivamente vai querer seguir nas redes. Me coloquei como a última da lista, somente porque eu também me sinto de fora do mercado e da maioria das listas, mas quero divulgar essas pessoas primeiro:

Disclaimer: Alguns dos livros listados foram publicados por pequenas casas editoriais, ainda assim considerei os autores independentes por cuidarem do próprio marketing e tomarem a maior parte das decisões.

1. Estuda Comigo? de Sâmella Bridges (Disponível no KindleUnlimited)
Sinopse: Entre ser boa em humanas e mediana nas exatas, Annelise preferiria pelo menos uma vez na vida, tipo agora, ser aceitável na área de biológicas! Mas já que isso não é possível, ela resolve fazer do limão uma limonada e pede a ajuda de Isaac Oliveira com os estudos de Química Orgânica. Poderia o que começou como um encontro de estudo com um potencial crush se tornar algo mais?

Autora: @sonhandoaosvinte (Instagram) | @samellabridges (Twitter)

2. "A Bicicleta das Dálias Vermelhas" de Eduarda Short (Disponível no KindleUnlimited)
Sinopse: Dália Castro e Lorenzo Valente nunca acreditaram que se encontrariam da forma mais desastrosa possível. Ou que todos os esforços das pessoas ao seu redor para esse momento perderiam para um acidente de bicicleta que nenhum dos dois viu chegando.
E entre encontros inesperados, dálias, músicas e danças, os dois se veem cada vez mais envolvidos em uma história de amor repleta de clichês. E pegando a todos de surpresa com as coincidências.
Com pano de fundo no início do verão de Salvador, Dália e Lorenzo vão encontrar certezas para tudo que duvidaram. E vão descobrir que o inesperado pode parecer demais com uma piadinha do Universo, ou Carma, às vezes.
Esse é só o começo de um mundo de flores, verão e música, em que o amor sempre tem vez. E é impossível fugir quando ele floresce em um jardim feito de clichês.

Autora: @shortduda (Twitter)

3. "Se você soubesse" de Jordana M. (Disponível no KindleUnlimited)
Sinopse: Giovanna e Ana são amigas virtuais que se conheceram no final do ano passado, tudo por conta de uma mensagem enviada por engano ou seria o destino? Desde então as duas ficaram muito próximas, começando a fazer parte da vida uma da outra. Mas agora Giovanna sente que talvez sinta algo a mais por sua webamiga Ana, e com o dia dos namorados se aproximando. Ela decide escrever algumas cartas contando sobre seus sentimentos por Ana igual no último livro que leu da sua autora favorita Maria Freitas de quem é fã de carteirinha. Mas será que ela vai ter a coragem de enviar essas cartas?

Autora: @bibliotecadajordana (Instagram)



Sinopse: Depois da morte do pai, de quem não têm boas lembranças, Carlos e Adriana estão de volta à sua cidade natal para o velório. O que deveria ser a última despedida do passado infeliz em Mazagão Velho, torna-se uma perigosa aproximação de fantasmas há muito esquecidos.
Enquanto Carlos confronta decisões que impactarão diretamente o futuro da fazenda e das famílias que dependem dela, sente o passado e a culpa o consumirem por um crime que não cometeu. Thiago, seu filho, está determinado a descobrir a origem sombria das tragédias que acompanham a família. E, à medida que se aproxima a tradicional festividade de São Tiago, Madeleine, filha de Adriana, se vê cada vez mais consumida por forças plantadas com uma injustiça de séculos sob aquelas terras.
As sombras sussurram ao redor dos Guimarães, chamando-os para perto do antigo poço.

Autor: @yaredgabr (Twitter)



Sinopse: Os dias passam um atrás do outro, calmos, constantes, sem nada de relevante. Eu não reclamo disso, na verdade até gosto. Vivo como sempre vivi, fechada em meu canto, em meu mundinho ao mesmo tempo tão pequenino e tão grandioso. Não sou uma garota que se acha melhor do que ninguém, importante demais para se relacionar com as pessoas, embora eu saiba que muitos dos meus colegas pensem isso de mim. Acontece que conversar com os outros não faz meu tipo. Gosto de ficar sozinha com meus pensamentos, com meus sonhos que nem eu sei definir, com minhas reflexões. Dizer essas coisas pode me fazer parecer madura, mas eu só tenho dezesseis anos.
Mas já faz alguns dias que estou me sentindo diferente… não sei o que é, pode ser meu cansaço devido as noites mal dormidas. Tem algo estranho comigo. Poderia falar com meu pai, mas comunicação nunca foi o forte dele, nem o meu. Talvez eu só esteja passando por uma fase ruim, é uma explicação que qualquer pessoa sensata aceitaria. Mas, e se for algo mais? Teorias surgem em minha cabeça, mas não gosto de pensar nelas.
Pois no fundo elas me assustam.

Autor:  @l.vitoriano @pensandoescritor (Instagram)



Sinopse:  Cícero, com seu facão e seus pássaros, conhece outros lados do sertão, encontrando tudo de sobrenatural que este mundo tem a oferecer. Rosa, por sua vez, conhece outros lados de Cícero em casa. A busca por uma poção, e por uma mudança de vida, revela muitos desafios no caminho, e muitos lados ainda não explorados dos dois.

Autor:  @auryo_j (Twitter)


Sinopse: Poemas diversos de um coração pensante

Autora: @raianasoaresoc (Instagram)


Sinopse: E se você se apaixonasse pela amiga de sua irmã?
Érica Fonseca é uma contadora de 27 anos que tem uma vida tranquila em Vitória da Conquista na Bahia. Seu único problema no momento é dedicar muito tempo ao trabalho, o que custou o seu relacionamento com Susana. Após o término, decidiu não voltar a se relacionar com mais ninguém, pois sabia que uma nova relação poderia ser abalada pelo mesmo motivo. Contudo, em uma terça-feira, ao buscar a irmã na faculdade, conhece alguém que mexe com ela.
No momento em que viu Diana pela primeira vez, Érica se encantou.
Seria Diana a mulher capaz de despertar em Érica a vontade de se relacionar novamente com alguém?

Autora: @vanautora (Twitter)



Sinopse: Quando se nasce imerso a muitos problemas, apenas buscar soluções pode colocá-lo em um grande ciclo vicioso. Por isso, entre o óbvio e o impossível, sempre preferi imaginar como seria trilhar pela rota da utopia. A história, dentro dos seus inúmeros problemas, nos tornou meros negacionistas com questões relevantes. Dentre essas, está inserido o Princípio da Imortalidade, muito mal visto em alguns períodos da humanidade.
Mas sejamos justos, mal visto por quem? Mal visto por quê? Talvez fugir da regra possa te apresentar novos caminhos. Sente-se, escolha uma bebida e um local aconchegante. Eu me chamo August Baker e tenho uma nova história sobre a humanidade para lhe contar.

Autor: @italoamorim08 (Twitter)



Sinopse: Hugo passou anos sem visitar sua cidade natal, parte por causa da pandemia, parte porque talvez a ele tivesse medo das memórias que ela guardava. Ao chegar em Ribeirão Preto, Hugo reencontra Diogo, o garoto com quem se relacionou durante o fim do seu ensino médio e teve um término desastroso, eles marcam de jantar logo após o Natal, mas estar tão imerso no universo que viveu durante a adolescência faz Hugo relembrar de tudo que viveu naqueles meses, como os sentimentos dele por Diogo foram de rancor à amor tão rápido, como ele viveu os melhores (e piores) momentos da sua vida ali. Afinal, quanto o nosso primeiro amor realmente nos marca?

Autor: @amarildoaug (Twitter)


Sinopse: Quando recebe um convite para uma festa de Lilimar, Gia e seus amigos partem para uma aventura de ir em três festas em uma noite para Gia descobrir se seus sentimentos são correspondidos.

Autore: @tatialveso (Twitter)


Sinopse: O que você faria se seu pior medo se tornasse realidade? Ana também não sabe e tenta não imaginar essa possibilidade. Ela, tendo nascido em uma família rica, acredita que não deve ter sentimentos ruins, que estaria sendo egoísta por sentir tristeza ou frustração. O problema é que não é possível fugir desses sentimentos por muito tempo; é o que Ana descobre ao ver seu pior pesadelo se tornar realidade. Quando ela perde sua irmã e melhor amiga, a dor é insuportável e a leva por um caminho perigoso cheio de armadilhas e do qual ela precisa
desviar.
“Me tornando Anastácia” é sobre a jornada de Ana em busca de si mesma. É sobre curar um coração partido em mais partes do que se consegue contar. É sobre se amar, se acolher e sobre a lutar contra seus próprios monstros.

Autora: @giovannablobato (Twitter | Instagram)


Sinopse: A estrada dentro de mim, é meu livro de poemas de estreia. Ele é, principalmente, sobre autodescobertas e os caminhos, nem sempre, lineares que a vida tem.

Autora: @letrasdalena (Instagram) | @luftqueen (Twitter)


Sinopse: Nesse conto, Regan e Thuy fazem um passeio e aproveitam o tempo uma com a outra.


Sinopse: “Vá à Santorini. Aprenda com o passado, ele vai te libertar”. Estas foram as últimas palavras da avó Helena McGregor para a neta. Suzan chegou à misteriosa e bela Santorini carregando o legado de sua família e um desejo obsessivo, característico dos cientistas, por encontrar respostas para suas perguntas. Sua chegada despertou a atenção de algumas pessoas, além de alimentar o mal e a loucura que alterou o curso da história da ilha e de sua linhagem. Mais do que conhecimento, as respostas para os mistérios em suas mãos apresentam uma ameaça a sua vida.
O sangue é Princípio e Fim.
É a Chave e a Medida.
O sangue não mente.

Autora: @megghanvalencio (Twitter)


Sinopse: Vênus havia sido tão tola de pensar que poderia viver assim para sempre. Até mesmo a mais longa das vidas tinha seu ciclo natural. Talvez pensou que estava acima de tudo isso; que era superior às dores de um destino cruel. Estava tão errada. Seu corpo poderia até ser incapaz de sofrer como os humanos, mas isso não a colocava em uma situação favorecida. O destino sempre tinha seu jeito de balancear tudo na vida. Se ela não podia sentir as dores humanas, então alguém faria isso em seu lugar: Helena, sua eterna amada. E tudo aquilo era culpa sua.

Autora: @marinabittans (Twitter)


Sinopse: Oliver Skat é um jovem estudante de medicina, estrangeiro na longínqua e fria Dinamarca. Apesar de sua vida ser relativamente normal, um certo dia começa a ter o seu presente perturbado por memórias e sonhos de outrora.
Confuso e assombrado pelo nome de um garoto que ele próprio não reconhece, Skat é levado a uma busca de seu verdadeiro passado, tendo que confrontar lembranças que preferia manter esquecidas.

Autore: @carolrcp_ (Twitter)



18. "Entre Nós" de Carol Mendes, Isadora Ferreira e Murilo Bellasques (Disponível no KindleUnlimited)
Sinopse: Quando o amor se entrelaça na alma de um poeta, não há caneta que o segure. Nesta coletânea juntamos dez poemas de cada integrante do blog Virando Amor onde cada um expressa, à sua maneira, as diversas vertentes do amor.

Autores: @carolmndss (Twitter | Instagram) | @isadorafrreira (Instagram) | @MuriloBellasqu1 (Twitter)


Sinopse: “Para onde vamos hoje?”: esse questionamento que dá nome ao livro é mais um convite do que uma simples pergunta. A coletânea, que reúne 15 histórias curtas, dará a quem ler a oportunidade de explorar e conhecer diferentes temas e gêneros.

Dividida em quatro partes, a obra oferece leituras para todos os momentos: para rir, para dar um quentinho no coração, para refletir e até para viajar para outros planetas. São narrativas que podem ser lidas na sequência ou fora de ordem.

Autora: @carolvidal_ (Twitter)


Sinopse: Quando se termina o ensino médio você realmente se livra da escola?
Quase um ano depois de se formarem no ensino médio as coisas andam como sempre na vida de seis jovens. Festas,  pegação e estudos para vestibular, nada foge do comum até que a morte de uma ex-colega coloca para baixo a vida deles e de toda a cidade.
Perseguidos por um assassino, nada faz sentido, as pontas não se ligam. Algo aconteceu a muito tempo mas nenhum consegue se lembrar.
O que você fez na escola ?

Autora: @1ilgs (Twitter)


Sinopse: Um criminoso de vários disfarces. Ele mata sem pena, de formas criativas, apenas um tipo específico de vítima: quem causa o mal para outras pessoas. 
Quando finalmente vai atrás de sua próxima vítima, o candidato a governador Raimundo Ávila - um homem que esconde sua crueldade por trás de sorrisos abertos e uma humanidade pouco comum em um mundo repleto de aparências - ele é confrontado com o próprio passado. 
E precisa fazer escolhas.
Autora: @moonshine_13 (Wattpad)


Sinopse: Dramas familiares são a especialidade de Leigh e Marlena, e elas sempre os enfrentaram juntas. Crescendo em uma família dividida, as primas encontraram uma na outra o amor, proteção e perdão incondicional que faltava na família. Quando Marlena sofre um acidente, exames revelam que ela e Leigh foram trocadas na maternidade, e agora Leigh precisa navegar pela nova realidade, sozinha pela primeira vez, enquanto espera que a melhor amiga se recupere. Conforme os dias se passam na sala de espera insípida do hospital, Leigh precisa se encontrar e se redescobrir enquanto reflete sobre o poder das escolhas e das circunstâncias sobre o seu destino.
Autora: @giuliasntana (Twitter | Instagram)

E é isso, este post deu muito trabalho de fazer e é por isso que nos próximos dias vocês verão muito conteúdo sobre ele nas redes sociais. Não esqueçam de se inscrever no canal do YouTube para não perderem o vídeo sobre a lista.
Até a próxima,
G.