Quer me ajudar a continuar escrevendo no Quebrei a máquina de escrever e criando mais conteúdo? Torne-se assinante no Instagram ou no YouTube. Por somente R$7,90 tenha acesso a conteúdo exclusivo, bastidores e benefícios extras. Saiba mais nos links e cancele quando quiser

Vou tentar escrever isso rápido porque eu tenho muita coisa para fazer. Eu decidi fazer meu anúncio do NaNoWriMo no blog este ano, como fazia antes (apesar de ter feito tudo no YouTube ano passado) justamente porque nesses últimos dias de outubro, eu já vou publicar vídeos demais no YouTube. Faz sentido trazer os detalhes sobre a escrita de volta para cá, como aquele "retorno a minha mídia original" que eu mencionei no último post. A verdade é que "tem muita coisa acontecendo" ou "tenho muita coisa para fazer" é um estado constante da minha vida no momento. Não pela primeira vez, acho que todo fim de ano é assim, mas toda vez que acontece parece que eu vou morrer.

E se tem tanta coisa acontecendo, por que eu vou tentar o NaNoWriMo (Mês Nacional de Escrever Romances, o desafio internacional para escrever um livro de 50 mil palavras em 30 dias) justo este ano? Posso resumir em 3 motivos: 1) Este ano eu completo 10 anos de NaNoWriMo e não quero deixar um aniversário desses passar. 2) Desde 2021, eu sou Municipal Liason (ML) do NaNoWriMo Brasil. Basicamente, eu sou uma das líderes voluntárias de organização de eventos e de suporte de escritores no Brasil e minha participação no evento é altamente encorajada. 3) Uma das "muitas coisas" que eu tenho para fazer, é terminar de editar o próximo livro que eu quero publicar.

Antes de chegar neste livro, uma revisão rápida: Meu primeiro NaNoWriMo foi em 2013 e nele eu escrevi o segundo livro de uma trilogia que eu acabei engavetando anos depois. Em 2014, pulei o evento por causa do vestibular. Em 2015, escrevi A Linha de Rumo, que acabou sendo publicado em 2018 como meu livro de estreia e acabou de completar 5 anos de idade. Em 2016, escrevi Tóxico,  finalizado, mas ainda não publicado. Em 2017, Mirae, também finalizado e ainda não publicado. Em 2018, pulei o evento por causa do TCC. Em 2019, comecei a escrever Flor-de-Maio, que não finalizei. Em 2020, tentei escrever um livro em inglês e português ao mesmo tempo com Aqueles Seis Meses, que não só não finalizei como engavetei. Em 2021, tentei Flor-de-Maio de novo e não consegui, mais uma vez. Finalmente, em 2022, minha série de derrotas acabou com Ira, escrito completamente em inglês.

Ira, a fantasia adulta que escrevi ano passado, foi um dos projetos de escrita que mais me trouxe satisfação profissional e pessoal. Apesar de ter projetos incompletos e ideias para finalizar, eu resolvi começar algo do zero, cuja ideia eu tive alguns dias antes do começo do NaNoWriMo e resolvi escrever o que eu queria da forma como eu queria. E acabei com um livro que eu amo tanto que eu quase não me importo se ninguém mais me amar. Mas enfim, se vocês quiserem saber os detalhes sobre Ira, é só assistir a playlist de vídeos do NaNoWriMo do ano passado. O mais importante para este texto é saber que Ira está em processo de reescrita, mas deve levar um tempo para ser publicado, por toda importância que esse projeto tem pra mim. O que me traz de volta aos outros projetos, incompletos e todas as lições que eu aprendi durante o último ano.

Se você me perguntasse ano passado, a última coisa que eu queria fazer era voltar a escrever young adult. Não era mais o que eu lia e nem o que eu tinha vontade de escrever. O problema é que quase todos os meus projetos que estão aguardando finalização e publicação são young adult (o que, para simplificar, são livros que têm protagonistas de até 19 anos). Disposta a confiar na minha intuição, eu segui em frente e tracei projetos diferentes dos que eu já tinha, focando no que eu queria escrever. Escrevi contos, comecei a revisão de Ira. Aí no meio do ano, por algum motivo, eu me senti pronta para voltar atrás e editar os mais antigos.


Em junho, eu comecei a editar um dos projetos aguardando publicação e comecei a gravar o vlog acima. Meu objetivo era enviar esse projeto para o edital do Prêmio Carolina Maria de Jesus e seguir meu mesmo plano B de sempre: se eu não passar, eu publico de forma independente. Se você assistiu ao vlog, você sabe: não deu tempo de terminar. Eu também acabei não continuando a edição, porque mesmo que eu quisesse, muita coisa aconteceu de lá para cá. No fim, dos 36 capítulos do livro, 30 ainda precisam ser lidos, reescritos, organizados. E é isso que eu pretendo fazer no mês de novembro.

Uma coisa que ficou bem clara para mim este ano, depois de comemorar os 10 anos de As Crônicas de Kat em agostoos 5 anos de A Linha de Rumo agora em outubro é que eu quero muito publicar um livro novo e em breve. Em 2024, eu completo 5 anos de formada e Vozes, meu segundo livro, também completa 5 anos e eu sinto que já passou da hora de trazer algo novo. Não me arrependo da demora, porque precisei passar esses anos aprendendo muita coisa e também porque eu imagino que todo mundo, ou ao menos todos os meus leitores, entendam porque eu não publico nada desde 2019. 

Enfim, acredito que esteja na hora de colocar em prática o que eu aprendi em todos esses anos. A minha próxima publicação vai ser uma reintrodução pública de mim mesma como escritora, usando táticas e ideias que eu já compartilhei com as pessoas nos últimos anos dando dicas de "aprendam com meus erros". Quer eu publique de forma independente ou tenha suporte de uma editora dessa vez, eu finalmente tenho a chance de provar que estou crescendo como autora! de livros!

Para finalizar, uma outra coisa que eu fiz e gostei ano passado foi manter detalhes sobre Ira em segredo até o fim do NaNoWriMo. Este ano, eu também vou continuar mantendo em segredo qual projeto estou editando e planejo publicar. Se você conhece um pouco as histórias que eu escrevi em NaNoWriMos passados, a capa que eu fiz para anunciar o projeto no site do NaNo vai te dar dicas o suficiente para saber, mas eu duvido que muita gente descubra. O anúncio oficial, a sinopse oficial e todos os detalhes vão sair assim que eu tiver um plano definido de publicação. Enquanto isso, fiquem com como a capa que não é capa:


E é isso. Vejo vocês em breve! Não esqueçam de acompanhar os conteúdos do YouTube e do Instagram porque eu atualizo lá com bem mais frequência!

G.