Quer me ajudar a continuar escrevendo no Quebrei a máquina de escrever e criando mais conteúdo? Torne-se assinante no Instagram ou no YouTube. Por somente R$7,90 tenha acesso a conteúdo exclusivo, bastidores e benefícios extras. Saiba mais nos links e cancele quando quiser 

Eu sei o que você está pensando: "já estamos na metade de janeiro, ninguém se importa mais com listas de 2023". Mas eis a questão, querido leitor, pelas últimas duas semanas essa lista foi tudo em que eu consegui pensar. Ou quase tudo. 2024 é para ser o ano em que eu finalmente consigo ter uma renda mais constante com criação de conteúdo. Esse é o plano — não uma renda enorme, mas uma renda constante, para completar minha outra renda. No momento, tem meses em que cai alguma remuneração e meses sem remuneração nenhuma. Eu quero estabilizar isso, já pensando no futuro. Mas para ter renda constante, precisamos de produção constante e divulgação constante. E este é o problema.

Desde que eu decidi essa meta para 2024, meus níveis de ansiedade dispararam. Eu tenho tentado escrever este post e a parte 2 do último post há praticamente um mês, sem resultado. A montagem ali em cima, a colagem das minhas coisas preferidas do ano? Levou pelo menos 4 dias para fazer. Nada ficava bom o suficiente. Nada dava certo. Tem facinho uns 15 rascunhos desse banner na minha conta do Canva no momento. A ansiedade não é só sobre a criação de conteúdo — tem muita coisa na minha vida causando ansiedade ao mesmo tempo — mas é claro que ela acaba se transferindo em bloqueio para escrever e produzir. Quase todo o resto não depende só de mim, então eu consigo respirar fundo e fazer o possível. Mas isso aqui, este blog, o YouTube, o Instagram e onde quer mais que eu seja vista, depende só de Giulia. E eu não confio nesta vagabunda.

Mas Giulia, o que essa lista tem a ver com isso? Eu já tava chegando lá!! Na minha linha de trabalho (social media), eu ouço muito a palavra "timing" e como a gente "não pode perder o timing" e a forma como isso se traduz nos meus projetos pessoais é que eu largo um monte de projeto de mão porque "o timing já passou". E quando eu digo "um monte de projetos", eu quero dizer um monte de projetos porque acompanhar o timing do meu trabalho, afeta o timing dos meus projetos pessoais. E sim, é bem verdade que timing é importante para o algoritmo e que perdê-lo pode significar que a mensagem seja a entregue a menos pessoas. Mas eu acho que as coisas saem mais bem feitas quando eu faço elas no meu próprio tempo, quando eu quero fazer. Além disso, se você está lendo isso agora, eu estou te fazendo ler um blog em 2024. Então, o timing só é inimigo até certo ponto.


Se você não está familiarizado com as listas de fim de ano aqui no blog, a regra é bem simples: vou incluir tudo que eu consumi no ano, independente do ano de lançamento (exceto músicas) e rankear as coisas de acordo com o quanto eu gostei delas. O motivo para eu fazer isso é que eu tenho meu próprio timing para consumir as coisas (surpresa haha) e eu não consigo começar algo sem sentir vontade, então eu não saio consumindo todo lançamento possível. Vale mais a pena falar do que eu consumi no total do que só os lançamentos do ano, já que esses estão em minoria.

Minhas avaliações são completamente pessoais, embasadas nos meus próprios gostos e na minha própria experiência (o que é claro inclui o fato de eu ser escritora e ter sido jornalista musical). E no quesito qualidade, existe uma regra pessoal de que tudo começa com 5 estrelas e conforme eu vou me decepcionando com o produto, eu vou tirando estrelas. Então, quanto mais expectativas eu tenho para uma peça de mídia, mais crítica eu sou sobre ela. E ao mesmo tempo, eu não avalio coisas de gêneros diferentes, com orçamentos diferentes e produzidas de forma diferente da mesma forma. Cada um só compete consigo mesmo.

Uma última coisa: normalmente, as listas eram uma parte menor de uma retrospectiva geral do ano, mas eu fiz o vídeo acima justamente para não precisar escrever uma retrospectiva do ano. Não aconteceu mais nada além do que tá no vídeo e qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui ou no vídeo. Ainda assim, o resumo do blog, que é algo que eu faço desde que o blog começou, em 2011, precisa entrar neste post também: 

Postagens em 2023: 15

Total de postagens até o fim de 2023: 541

Postagem mais popular do ano: 25 livros para ler antes dos 25 anos

Visualizações de página em 2023: 56.334

Total de visualizações de página até o fim de 2023: 659.094

Agora sim, calo aqui a boca e vamos aos rankings oficiais. Começando pelos filmes:

MEUS 20 FILMES PREFERIDOS ASSISTIDOS EM 2023

Eu assisti um total de 100 filmes (incluindo reassistidos) em 2023, entre eles esses são os 20 que eu resolvi colocar em destaque. Para ver todos os filmes, me sigam no Letterboxd.

1. Bela Vingança (Promising Young Woman)
Dir: Emerald Fennell

2. Barbie
Dir: Greta Gerwig

3. Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once)
Dir:  Daniel Kwan, Daniel Scheinert 
Disponível na assinatura do Prime Vídeo

4. Assassinos das Lua das Flores (Killers of the Flower Moon)
Dir: Martin Scorcese

5. Vidas Passadas (Past Lives)
Dir: Celine Song

6. Os Rejeitados (The Holdovers)
Dir: Alexander Payne

7. Crescendo Juntas (Are You There God? It’s Me, Margaret.)
Dir: Kelly Fremon

8. Virada Radical (Stick It)
Dir: Jessica Bendinger

9. Era Uma Vez... Em Hollywood (Once Upon a Time… in Hollywood)
Dir: Quentin Tarantino

10. Saltburn
Dir: Emerald Fennell
Disponível na assinatura do Prime Vídeo

11. Pearl
Dir: Ti West

12. Oppenheimer
Dir: Christopher Nolan

13. Taylor Swift: The Eras Tour
Dir: Sam Wrench

14. X
Dir: Ti West

15. Clube da Luta para Meninas (Bottoms)
Dir: Emma Seligman

16. Livrando a Cara (Saving Face)
Dir: Alice Wu

17. Adoráveis Mulheres (Little Women)
Dir: Greta Gerwig

18. O Menu (The Menu)
Dir: Mark Mylod

19. SuperCool*
Dir: Teppo Airaksinen
*Tecnicamente esse aqui eu assisti pela primeira vez em 2021, mas reassistir em 2023 me fez gostar dele muito mais. O suficiente para entrar na lista de novo.

20. Glass Onion: Um Mistério Knives Out
Dir: Rian Johnson

Ano passado eu também fiz vários vídeos sobre filmes no YouTube. Aqui vai uma playlist com eles para quem quiser assistir todos:


TODOS OS LIVROS QUE EU LI EM 2023 EM ORDEM

Os títulos estão na linguagem que eu li o livro. 9/10 foram lidos em inglês (exceto Daisy Jones & The Six). E sim, este foi outro ano sem ler um livro nacional inteiro. Mas eu comecei alguns livros e não consegui terminar, então não me olhem assim. Se quiserem acompanhar minhas leituras, estou no Skoob e no Goodreads

1. Monsters — Emerald Fennell
Disponível no KindleUnlimited

2. Daisy Jones & The Six — Taylor Jenkins Reid

3. The Ballad of Songbirds and Snakes  —  Suzanne Collins

4. Shiverton Hall — Emerald Fennell

5. The Creeper (Shiverton Hall) — Emerald Fennell

6. The Midnight Library — Matt Haig

7. The Seven Husbands of Evelyn Hugo — Taylor Jenkins Reid

8. A Little Light Mischief — Cat Sebastian

9. SPARE — Príncipe Harry

10. That Would Be Enough — Alyssa Cole

MINHAS 10 SÉRIES PREFERIDAS ASSISTIDAS EM 2023

1. Bob's Burgers
Todas as temporadas

2. Jury Duty
Disponível na assinatura do Prime Vídeo

3. Queen Charlotte

4. Abbott Elementary

5. Anne Rice's Mayfair Witches

6. OutMatched

7. Bluey
Os episódios de 2023

8. Daisy Jones & The Six
Disponível na assinatura do Prime Vídeo

9. Ted Lasso
Todas as temporadas

10. What We Do In The Shadows
A primeira temporada

MINHAS MÚSICAS PREFERIDAS DE 2023 EM UMA PLAYLIST

Não acredito que consegui! Terminei! Terminei este post! Às 22h41 de um sábado, depois de 5 horas seguida ouvindo a mesma música enquanto trabalho. Mas deu certo. Finalmente.

Até o próximo, não me perguntem quando. Entrei no canal do Instagram se quiserem saber em primeira mão!

Beijo!
G.